domingo, 3 de novembro de 2013

Bullying e Cyberbullying, o que fazer?

Oi meninas...
Esse assunto pode parecer um pouco chato, pode ser muito falado, talvez você saiba muito sobre ele, mas é sempre bom lembrá-lo. O bullying. É um assunto delicado, pra muitas pessoas um assunto chato, mas muito sério... Hoje é muito dificil não saber o significado dessa palavra que tanto ouvimos, mas vale lembrar sempre que bullying é um termo que se refere a todas as atitudes repetitivas, sejam elas físicas, verbais, por um ou mais indivíduos.
Hoje em dia o bullying é mais exposto que antigamente, há alguns anos atrás, ninguém nem sonhava com o significado dessa palavra, mas já sofriam com seu significado. Muitas vezes o bullying é praticado até dentro de casa, afinal, que mãe nunca deu ao seu filho/filha apelidos referentes ao seu corpo, suas manias, ou diversas coisas mais? Pois é...
Vou dizer uma coisa pra vocês: Vocês são lindos, perfeitos do jeitinho de vocês e não precisam mudar por ninguém. É claro (não vou ser hipócrita), que chegamos num certo nível em nossa vida que queremos dar uma emagrecida, entrar numa dieta, trocar os óculos por lentes, tudo pra arrumar o exterior, mas sem prejudicar a saúde, lembrem-se disso sempre!
O bullying não é saudável, nem legal. Algumas pessoas, muito infantis, levam como brincadeira, "zoação", quando na verdade tem outra pessoa sofrendo com os comentários maldosos...
Outra coisa que anda acontecendo muito é o Cyberbullying, que é o mesmo que o bullying, só que num grau um pouco pior e mais complicado. Quando um anonimato interage através de redes, perfis falsos, para machucar e magoar uma pessoa ou várias. Isso aconteceu comigo.
Em um momento, houve um perfil falso, que criticava e falava mal de todos da minha sala. O pior é que ele estava colocando a união da minha turma por água abaixo e jogando um contra os outros. "Ah, é só não se importar." Não tem como, simplesmente não tem como não se importar. Ele tinha uma forma, um jeito tão perfeito de criar coisas, bolar na mente um plano pra falar o que queria e depois simplesmente desaparecer... Um incriminando o outro, um jogando piadinhas pro outro, isso machuca e machuca muito.
Professores, coordenadores, todos se envolvendo e ele lá, protegido por um anonimato, continuando a nos magoar, até que um dia, quando todos estavam prestes a colocar a polícia no meio, chegou o medo, ele exclui o perfil. E não deu as caras de novo até hoje...
Sabe porque contei isso aqui? Porque muitas pessoas não sabem o que fazer, como eu. Tive por alguns dias receio de ir a escola e quando chegar lá perceber várias meninas e meninos falando de mim, mas acabou... A pessoa que comete esses atos, com certeza tem medo, no caso do cyberbullying de ser descoberto. Então pra você que não sabe o que fazer, vão as dicas:
1- Não deixe nada passar batido: No caso do cyberbullying salve todas as conversas.
2- Conte para um adulto: Nos casos de bullying e cyberbullying conte para um adulto, seja ele da escola, de casa, eles vão saber o que fazer.
3- Não pague com a mesma moeda: Você gostou de sofrer o bullying/cyberbullying? Se não, porque vai fazer o mesmo? Muitas pessoas fazem e dizem que foi por vingança... Não caia nessa.
4- Não se abata: O único objetivo no bullying/cyberbullying é colocar uns contra os outros, ou te isolar do mundo porque simplesmente acham engraçado. Não deixe de estudar, viver, fazer o que gosta, com medo da critica, afinal quem são eles pra dizer alguma coisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário